Energia e Preservação Ambiental


PROJETO
ENERGIA E PRESERVAÇÃO

INTRODUÇÃO

Fazer fogo e utilizá-lo de maneira produtiva foi fundamental para o homem iniciar seu caminho rumo à civilização. Há evidências de que o fogo já era utilizado pelo homem na Europa e na Ásia, no período paleolítico posterior, como uma fonte constante de calor, luz e proteção.
Assim como o controle inicial do fogo foi essencial para o desenvolvimento de seres humanos na Idade da Pedra, para os primeiros agricultores do período Neolítico foi um fator preponderante para o desenvolvimento de toda civilização humana até nossos dias. No decorrer da historia, o homem encontrou formas diferentes de utilizar o fogo: luz e calor resultantes da rápida combinação de oxigênio, ou em alguns casos de cloro gasoso, com outros materiais. Também foi utilizado para cozinhar, realizar aplicações em recipientes de barro a fim de se fazer cerâmica e também a aplicação em pedaços de minério para se obter cobre e estanho, combinando-os em seguida para fazer o bronze, e mais tarde obter o ferro.
Finalmente, nos dias de hoje podemos dizer que a evolução da tecnologia moderna é caracterizada por um aumento e um controle cada vez maior sobre a energia. Como em todas as atividades humanas, o uso das fontes de energia como por exemplo os combustíveis fósseis, a água, o Sol, os ventos e o biogás proporcionam ao homem moderno melhores condições de vida, por outro lado podem gerar impactos ambientais muitas vezes irreversíveis.




OBJETIVO GERAL

Desenvolver no educando a capacidade de associa a descoberta do fogo com o desenvolvimento de novas fontes de energia, assim como os problemas que mau uso desse bem pode provocar ao meio ambiente.



OBJETIVOS ESPECÍFIOCOS

* Entender como a descoberta do fogo fui importante para o desenvolvimento da civilização.

* Compreender a importância das fontes de energia para evolução das novas tecnologias.

* Conhecer os impactos ambientais causado pelas queimadas

* Compreender a relação entre o fogo e algumas fontes de energia

* Entender como algumas fontes de energia provocam alterações climáticas no planeta

* Compreender a importância da implantação e uso de fontes de energia renováveis


CRONOGRAMA

12/08/2013
Pesquisa na Internet sobre a descoberta do fogo (http://www.infoescola.com/pre-historia/periodo-mesolitico)
19/08/2013
Pesquisa na Internet sobre energias renováveis (http://www.infoescola.com/desenvolvimento-sustentavel/fontes)
22/08/2013
Impactos Ambientais: Poluição e queimadas (http://www.brasilescola.com/geografia/efeito-estufa)
26/08/2013
Preparação dos Trabalhos
29/02/2013
Apresentação dos projetos
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METODOLOGIA

O projeto de pesquisa será desenvolvido de forma interdisciplinar através da mobilização de alunos e professores no intuito esclarecer dúvidas sobre o tema, e pensar em iniciativas que visam à conscientização da população sobre o uso adequado do fogo e das fontes de energia.


Inicialmente serão realizadas pesquisas e entrevistas com profissionais da área, como por exemplo, professores e biólogos para sabermos mais a respeito da situação dos recursos ambientais da região, assim como os procedimentos adotados para a preservação e conscientização da população sobre o tema.

Conforme o cronograma, este projeto culminará com uma exposição do trabalho realizado pelos alunos envolvidos, que servirá posteriormente como fonte de pesquisas para alunos, professores e sociedade.


CONCLUSÃO

As consequências do aumento da temperatura média vêm se manifestando de várias formas nos últimos anos, como a multiplicação das secas, inversões climáticas, elevação do nível das águas de rios e lagos, provocando inundações, deixando sequelas e um rastro de destruição.

Tudo isso pode ser evitado desde que exista a preocupação com o manejo dos recursos naturais e emissões de gases poluentes na atmosfera, de modo que a exploração dos recursos naturais aconteça de forma responsável e ecologicamente correta, atendendo às necessidades da população e garantindo preservação do meio ambiente.

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